Curiosidade Rio- Grandense

Economia do Rio Grande do Sul

Sendo a quarta maior economia nacional, o Rio Grande do Sul participa com 6,4?composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A economia gaúcha é diversificada e possui bastante tradição no cenário nacional produtivo e no de exportação. O destaque fica por conta dos serviços, agricultura, pecuária e indústria. O setor de serviços tem maior percentual de participação na construção do PIB do estado, com 63,3% do total. Vale destacar também a agropecuária, com participação de 11,1% no PIB, o destaque da agricultura fica por conta da produção do arroz, milho, fumo, trigo, mandioca e feijão. Na pecuária a criação de suínos, que está em terceiro lugar no ranking nacional. Aves e ovos são a quarta maior produção do Brasil, e a do rebanho bovino é a sétima no ranking. 

Demografia do Rio Grande do Sul

A população de 11,4 milhões de habitantes, 51% sendo feminina, e 49%, masculina. A região metropolitana de Porto Alegre configura-se como a mais povoada do Rio Grande do Sul. Curiosamente sendo o sul do estado menos povoado.

As principais cidades do estado são Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, pois são as mais populosas e as mais importantes para a economia do estado. A concentração populacional fica no litoral. Esse fator é explicado por motivos históricos e econômicos.

Site relacionado:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/rio-grande-sul.htm#:~:text=As principais cidades do estado,para a economia do estado.

compartilhar

artigos relacionados

05/07/2017

Projeto de Verão OUTDOOR Litoral Gaúcho 2017-2018

Nos meses de veraneio, as praias do litoral gaúcho tem um crescimento populacional de 500% em relação aos outros meses do ano. Estes e outros...

+ leia mais
X